A Secretaria de Meio Ambiente, Bem-estar Animal e Segurança Climática (Semam-SCBem) realizou no dia 13 de outubro palestra educativa sobre o descarte correto de medicação para alunos do Ensino Fundamental I da UME Mário de Oliveira, no Vale Verde. A ação teve o objetivo de conscientizar os alunos sobre o risco do descarte incorreto de remédios.
A apresentação foi conduzida através da técnica de enfermagem Claudia Regina Donadio da Silva com o acompanhamento da professora Daniela Balula Pandini e foi coordenada por Patrícia Barbosa, diretora de educação ambiental. Segundo Patrícia, o descarte inadequado de remédios pode causar sérios danos ambientais. Ela completou alertando sobre os riscos a saúde pública e a necessidade dos alunos aprenderem sobre o descarte consciente. A palestra promoveu a educação ambiental, que procura transformar atitudes e inserir práticas sustentáveis no dia a dia.
O método mais seguro e correto para o descarte é trazer os remédios vencidos ou sem uso para pontos de arrecadação em farmácias e drogarias, além de ser fundamental consultar a bula dos produtos para informações sobre armazenamento e descarte. Essas informações foram passadas para os alunos de forma lúdica e educativa.
A Prefeitura Municipal de Cubatão fica alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Uma iniciativa dessas integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Conheça os ODS propostos em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.
Por: Secom Cubatão/IL
Fotos: Propaganda PMC
Com informações da Prefeitura de Cubatão

