Prefeitura de Cubatão, através da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”, que se encontra na Av. Nações Unidas, 168, Vila Nova, faz nos dias 13 e 14 de novembro a Oficina Gratuita de Música e Dança Renascentistas, ministrada através do professor Mário Orlando Mendes Guimarães, especialista em instrumentos e danças do momento. A ação faz parte do Projeto Pedagógico da escola e tem apoio da Secretaria de Educação (Seduc).
São disponibilizadas 35 vagas para músicos e 20 vagas para bailarinos e os cadastramentos terminam quando as vagas forem preenchidas. Poderão ser feitas na própria escola ou através do WhatsApp (13) 3372-9236.
A oficina tem como objetivo melhorar o desempenho artístico dos que participam, com foco no desenvolvimento de habilidades em dança e música, aprofundando a dinâmica renascentista. Também indica a prática coletiva em música de câmara e a produção de uma apresentação final, integrando músicos e bailarinos. Na prática, os bailarinos irão trabalhar técnicas de composição coreográfica baseado na estética renascentista. Já os músicos terão contato com a execução de repertório do momento em conjunto de música de câmara.
A atividade é voltada a que participam com conhecimento prévio: músicos com domínio intermediário em instrumento (percussão, cordas, sopros ou piano) e leitura de partitura; e bailarinos com experiência em ballet clássico, dança contemporânea, jazz, sapateado ou outras linguagens que envolvam ritmo e expressão corporal. Os instrumentos permanecerão disponíveis na escola, enquanto os bailarinos precisarão utilizar roupas adequadas à prática.
Mário Orlando Mendes Guimarães é multi-instrumentista, mestre em Belas Artes através do Sarah Lawrence College (Nova York/EUA) e doutor em Artes através da USP, com pesquisa dedicada à dança renascentista. Atuou por mais de 40 anos no Conjunto de Música Antiga da UFF, com o qual gravou CDs, participou de turnês internacionais e do longa-metragem A música do tempo (2017). Também integrou grupos como ANONIMUS, Quadro Cervantes, Quadro Antiquo e Tandaradei, se apresentando em festivais no México, Equador, Portugal, República Tcheca e Ucrânia. Além da carreira como intérprete, dedica-se ao ensino de viola da gamba e danças renascentistas, ministrando oficinas e cursos em vários festivais no Brasil. Atualmente faz pós-doutorado na USP sobre música e dança da Renascença.
Sobre a programação:
13/11 – Das 15h às 18h (bailarinos) e das 19h às 21h (músicos)
14/11 – Das 15h às 18h e das 19h às 21h (todos juntos)
A Prefeitura Municipal de Cubatão fica alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Uma iniciativa dessas integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 4 (Educação de qualidade), ODS 10 (Redução das desigualdades), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Conheça os ODS propostos em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.
Por: Secom Cubatão/RF
Com informações da Prefeitura de Cubatão

