A Secretaria de Saúde de Cubatão informa que agentes do Serviço de Controle de Zoonoses estão nesta semana, de 11 a 14 de novembro, percorrendo o Jardim Costa e Silva de casa em casa para conversar com os moradores sobre a necessidade de ações domiciliares e coletivas para a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses.
Os agentes atuam em duplas e estão reconhecidos com uniforme ou crachá. As equipe trabalham nos momentos da manhã e da tarde em um trajeto com começo na parte de trás do Parque Anilinas na direção ao CSU.
O objetivo das equipes é conscientizar o povo sobre a necessidade da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypt e capacitar a comunidade para que todos se tornem agentes ativos na vigilância de suas residências e vizinhanças. Eles conversam também sobre como reconhecer os indicativos da doença e a necessidade de buscar o serviço de saúde em caso de sintomas.
Semana de Educação em Saúde – Os agentes percorrem também nesta semana salas de aulas das escolas municipais para conversar com as crianças. É a Semana de Educação em Saúde. Eles ficaram nesta segunda e terça-feira, dias 10 e 11, na Unidade Municipal de Ensino (UME) Amazonas, na Vila Nova. A programação continua na quarta-feira, dia 12, na UME Ulisses Guimarães, na Vila Natal, e, no dia 13, na UME Maranhão, no mesmo bairro.
A Prefeitura Municipal de Cubatão fica alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Uma iniciativa dessas integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – saúde e bem-estar.
Por: Secom Cubatão/AA
Foto: Arquivo PMC
Com informações da Prefeitura de Cubatão

