O município de Cubatão continua representando o Estado de São Paulo na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em Belém (PA). No segundo dia de atividades, terça-feira agora (11), o município fundamentou seu protagonismo ambiental ao fazer parte de um painel internacional ao lado do Governo da Argentina, discutindo o tema “Redução de superpoluentes: boas práticas de governos locais da Argentina e Brasil em territórios sustentáveis”.
A participação de Cubatão foi conduzida através da vice-prefeita e secretária de Habitação Andrea Castro, que apresentou a trajetória da cidade — reconhecido mundialmente como símbolo de recuperação ambiental, título conquistado na ECO92 — e destacou as ações de sustentabilidade que vêm sendo fortalecidas através da atual gestão por intermédio de projetos de urbanização, compartilhando boas práticas neste sentido. O encontro foi na Blue Zone, espaço diplomático oficial da conferência, restrito a delegações governamentais e negociadores da ONU.
Durante sua fala, Andrea compartilhou experiências de governança ambiental local, destacando a eterna vigilância sobre o controle ambiental, o comprometimento de Cubatão com a transição ecológica e o desenvolvimento urbano sustentável, urbanização de comunidades e justiça climática. A agenda da vice-prefeita incluiu ainda reuniões no Pavilhão das Cidades, espaço que reúne o Ministério das Cidades, a Casa Civil, o Ministério da Infraestrutura, a ONU-Habitat e o ICLEI, rede internacional de governos locais através da sustentabilidade. O objetivo é amplificar parcerias técnicas e atrair investimentos voltados ao desenvolvimento urbano e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos — não apenas de Cubatão, mas de toda a área da Baixada Santista.
“Esses encontros têm propósitos fundamentais: a troca de conhecimento e a busca por cooperação. Quando levamos o nome de Cubatão à COP30, levamos também o potencial e os desafios de toda a nossa região”, afirmou. A participação de Cubatão na COP30 comprova a posição da cidade como referência mundial em recuperação ambiental e gestão sustentável de territórios urbanos.
O prefeito César Nascimento destacou a necessidade do momento: “Cubatão volta ao cenário mundial como exemplo de superação e sustentabilidade. É uma cidade que já enfrentou o desafio da poluição, reinventou-se e hoje contribui com soluções reais para o planeta. A presença de Cubatão na COP30 reforça nosso compromisso com o futuro, com a inovação e com o meio ambiente”. Sábado agora (15), às 17h30, o prefeito César realizará a apresentação “Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis”, no Pavilhão Brasil, Blue Zone, auditório Cumaru.
Encontro com chineses – Durante um dos eventos que participou neste terça, a vice-prefeita teve a oportunidade de encontrar duas delegações: uma da cidade Pohang, na Coreia do Sul e outra de Shenzhen, na China, grandes municípios em seus países e cidades também com um caráter industrial, que estão trabalhando enfrentamento à poluição. “São municípios com características muito parecidas de Cubatão, foi muito importante esta conexão”.
A vice-prefeita destacou que a reunião foi proveitosa e antecede a visita dos chineses de Shenzhen em Cubatão nesta quinta (13) através da manhã. Cubatão receberá 7 pessoas da cidade que virão para conhecer o case ambiental de sucesso no Brasil, a urbanização em regiões de comunidades e de proteção ambiental. Além de ser recebida no gabinete do prefeito, a comitiva conhecerá de perto o protótipo das Casas Flutuantes localizadas às margens do Rio Casqueiro.
Por: Secom Cubatão/MM
Fotos: Secom Cubatão/CB
Com informações da Prefeitura de Cubatão
