Close Menu
  • Home
  • Cubatão
  • Brasil
  • Colunas
  • Esportes
  • Games
  • Receitas
  • Rede
Facebook X (Twitter) Instagram
17 de dezembro de 2025
Notícias:
  • Fundo Social de Caridade de Cubatão recebe doação de brinquedos do Senai
  • Phantom Blade Zero será exclusivo do PS5 por um ano
  • The Best: sem brasileiros, Fifa evidencia as Seleções do Ano
  • Lula ignora relação abalada e se diz “muito grato” ao Congresso
  • Dê uma olhada a programação do Teatro Zanzalá
Cubatão Diário
Topo Correio
  • Home
  • Cubatão
  • Brasil
  • Colunas
  • Esportes
  • Games
  • Receitas
  • Rede
Cubatão Diário
You are at:Home»Cidade»Comitiva chinesa visita Cubatão e conhece projetos de urbanismo e proteção ambiental
Cidade

Comitiva chinesa visita Cubatão e conhece projetos de urbanismo e proteção ambiental

novembro 14, 2025
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
comitiva-chinesa-visita-cubatao-e-conhece-projetos-de-urbanismo-e-protecao-ambiental
Comitiva chinesa visita Cubatão e conhece projetos de urbanismo e proteção ambiental

Cubatão recebeu na próxima quinta (13) a visita de uma delegação da cidade chinesa de Shenzhen, composta por oito representantes, dentre eles diretores de Recursos Naturais, Avaliação Imobiliária e do Fórum Internacional de Baixo Carbono, além de um representante do ICLEI – Governos Locais através da Sustentabilidade na Ásia Oriental.

A comitiva conheceu o protótipo das Casas Flutuantes de Cubatão, instaladas no Jardim Casqueiro, estruturas construídas com aço naval e projetadas para serem 100% sustentáveis e ecológicas. O projeto representa uma solução habitacional inovadora, adaptada às mudanças climáticas e ao contexto urbano da Baixada Santista. A visita, mediada através do ICLEI, integrou as ações decorrentes da COP 30, reforçando o papel de Cubatão como referência internacional em transição justa, sustentabilidade e inovação urbana.

O encontro teve como objetivo trocar experiências e reconhecer boas práticas nas regiões de meio ambiente, desenvolvimento urbano sustentável e preservação ambiental — temas que também fazem parte da agenda estratégica de Shenzhen, uma das zonas econômicas especiais da China. Com uma população de 17,56 milhões de habitantes (2020), Shenzhen é considerada a 6ª cidade mais populosa do país e se destaca como um centro global de tecnologia, pesquisa, indústria, finanças e transporte. Seu porto é reconhecido como o quarto complicado portuário mais movimentado do mundo, refletindo a força econômica e a inovação que caracterizam o município chinês.

Representando o prefeito César Nascimento que seguiu para a COP 30, no Pará, os secretários Allan Mathias (Governo) e Fabrício Lopes (Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo) destacaram a relevância da agenda: “Ficamos muito felizes em receber a comitiva chinesa e apresentar esse grande projeto das Casas Flutuantes. É muito importante mostrar ao mundo que Cubatão deu a volta por cima nos desafios do passado. Hoje a cidade é exemplo de sustentabilidade e resiliência. Contamos com o apoio e a parceria de Shenzhen para seguir avançando. Ainda há muito a ser feito, mas temos orgulho de ver Cubatão sendo referência mundial em recuperação ambiental e desenvolvimento humano sustentável”.

Já o presidente da Câmara, Alexandre Mendes ‘Topete’ destacou a necessidade da aproximação entre os países. “É muito importante para Cubatão receber uma comitiva chinesa e poder mostrar ao mundo os trabalhos que estão sendo feitos aqui. Nós, junto aos vereadores Afonsinho e Edson Mota, tivemos a honra de recepcionar a comitiva”.

Durante a reunião, que ocorreu na sala de uma das Casa Flutuantes, a delegação chinesa apresentou experências já implementadas em projetos de “cidades-esponja”, modelo aplicado na China, que pode ser adaptado à realidade da Baixada Santista para combater enchentes, por exemplo. Segundo Wang Dong, Secretário-Geral Executivo do Centro de Desenvolvimento do Fórum Internacional de Baixo Carbono de Shenzhen, “os projetos das cidades-esponja visam absorver a água da chuva para prevenir enchentes. São exemplos disto os municípios de Pequim, Xangai, Zhoushan, Suzhou, Xi’an e Jinhua, esta última com destaque por seus parques com passarelas suspensas e solos alagáveis. Essas cidades utilizam infraestrutura verde, como pavimentos permeáveis, jardins de chuva, telhados verdes e áreas úmidas, para reter, limpar e reutilizar a água. Estamos dispostos a trocar experiências e buscar parcerias para que Cubatão possa desenvolver projetos como esses”.

A comitiva conheceu o projeto de urbanização da Vila dos Pescadores, apresentando interesse pelas ações sociais voltadas às famílias que serão beneficiadas no bairro. A equipe da Secretaria de Habitação de Cubatão apresentou um mapa contendo o projeto, evidenciando que o processo é amplo e que, além das Casas Flutuantes, contará com quase 1400 apartamentos, completa infraestrutura para o bairro (drenagem, água, energia, coleta de esgoto, pavimentação, mobilidade), além de equipamentos como escola, creche, etc.

Sobre o projeto das Casas Flutuantes, Wang Dong afirmou: “Estou muito entusiasmado com esse projeto. Cubatão e Shenzhen têm muitas semelhanças, pois são cidades industriais. Também passamos por a transformações muito aceleradas nos últimos 30 anos, e nossa experiência pode ser compartilhada aqui. Cubatão já é uma referência para o mundo e pode levar esses projetos ainda mais longe”.

O secretário Fabrício Lopes ressaltou o impacto positivo da visita:  “Cubatão ganha um novo significado perante o mundo. Esta é mais uma das delegações internacionais que recebemos neste ano. Já tivemos uma comitiva da Alemanha no início de 2025 e agora a de Shenzhen, interessada em conhecer o projeto das Casas Flutuantes, que vai reorganizar nossas comunidades. A visita ocorre no mesmo momento em que Cubatão está sendo vista na COP 30 como referência mundial em recuperação ambiental e sustentabilidade. Vejo grandes possibilidades de parcerias e investimentos vindos de empresas chinesas, que poderão impulsionar o progresso sustentável de Cubatão e de toda a Baixada Santista.”

Presente na visita, o ex-prefeito Ademário Oliveira relatou sua experiência em viagens à China, onde conheceu 15 cidades e observou projetos ambientais que poderão ser adaptados à realidade cubatense. Também permaneceram presentes no encontro Renata Almeida, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Cubatão e o secretário de Obras, Marcos Quarteroli, os secretários-adjuntos André Lima (Habitação) e Morgana Monteiro (Comunicação Social), e a arquiteta Karla Roncete, idealizadora das Casas Flutuantes, responsável através do desenvolvimento do projeto em Cubatão.

Depois de a reunião técnica, representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal trocaram presentes com a delegação chinesa. A comitiva também conheceu as duas casas flutuantes, uma que simula moradia e a outra, que abrigará um espaço de café, futuramente. Os chineses de Shenzhen também caminharam até o Píer do Jardim Casqueiro, onde puderam observar grande quantidade de aves e peixes. O grupo também desfrutou para tirar fotos junto às estátuas do Rei do Futebol, Pelé, e do escritor cubatense Afonso Schmidt, e fizeram um breve passeio de barco onde puderam ver de perto o manguezal e o guará-vermelho, ave símbolo da recuperação ambiental de Cubatão.

A comitiva de Shenzhen foi composta pelos seguintes integrantes:

WU Zhenghong – Diretor do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Avaliação de Recursos Naturais e Imobiliários de Shenzhen;

ZHANG Hui – Diretor do Departamento de Pesquisa de Ativos de Recursos Naturais do mesmo centro;

XU Pengcheng – Engenheiro do Departamento de Pesquisa de Ativos de Recursos Naturais;

XU Yuanzhi – Diretor do Departamento de Publicidade e Educação;

WANG Dong – Secretário-Geral Executivo do Centro de Desenvolvimento do Fórum Internacional de Baixo Carbono de Shenzhen;

PENG Fei – Assistente do Secretário-Geral Executivo do mesmo centro;

ZHU Shu – Diretor Regional do Secretariado do ICLEI para a Ásia Oriental e

Ana Wernke – Representante institucional do ICLEI Brasil com sede em São Paulo

A Prefeitura Municipal de Cubatão fica alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Essa iniciativa integra o caminho proposto para a efetivação dos seguintes objetivos: ODS 1 – Erradicação da Pobreza; ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 14 – Vida na Água; ODS 15 – Vida Terrestre; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

 Por: Secom Cubatão/JMA
Fotos: Secom Cubatão/Theo Jr



















Com informações da Prefeitura de Cubatão

01.Notícias 02.Destaques Gabinete
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleCubatão participa do segundo dia da COP30 com destaque em debate internacional sobre boas práticas na redução de poluentes e projetos de urbanização
Next Article Inflação mais controlada pode pressionar BC a cortar juros

Continue lendo...

Fundo Social de Caridade de Cubatão recebe doação de brinquedos do Senai

dezembro 17, 2025

Dê uma olhada a programação do Teatro Zanzalá

dezembro 16, 2025

Cubatão dá posse ao 1º Conselho Municipal de Direitos Humanos

dezembro 15, 2025
Últimas notícias

Fundo Social de Caridade de Cubatão recebe doação de brinquedos do Senai

Phantom Blade Zero será exclusivo do PS5 por um ano

The Best: sem brasileiros, Fifa evidencia as Seleções do Ano

Lula ignora relação abalada e se diz “muito grato” ao Congresso

Copyright © 2025. Cubatão Diário - Notícias de Cubatão e região.
  • Home
  • Cubatão
  • Brasil
  • Colunas
  • Esportes
  • Games
  • Receitas
  • Rede

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.