A Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável abriu inscrições para representantes da sociedade civil interessados em fazer parte da eleição que estabelecerá a nova composição do Conselho Municipal dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de Cubatão.
Podem se candidatar representantes de instituições dos seguintes segmentos: entidades, organizações não governamentais ou movimentos sociais (5 vagas), associações de bairro (3 vagas) e clubes de serviço (3 vagas). O processo é direcionado a organizações com atuação reconhecida no município e que desejam contribuir para o avanço das políticas públicas alinhadas à Agenda 2030.
Os cadastramentos continuam abertas até 18 de novembro e precisam ser protocoladas de forma presencial na sede do Gabinete da Vice-Prefeita, no Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº, 4º percorrer), das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Também é capaz fazer parte enviando toda a documentação, exclusivamente no formato pdf, para os e-mails gabineteviceprefeito@cubatao.sp.gov.br
e movimentoods@cubatao.sp.gov.br .
Outras informações poderão ser obtidas no local de inscrição ou pelos telefones (13)3361-1236 e (13)3362-7834. Dê uma olhada o edital completo clicando aqui.
Sobre o Conselho Municipal dos ODS – O desenvolvimento do Conselho é resultado de um processo iniciado em 2019, quando servidores municipais e representantes da sociedade civil participaram de formações promovidas através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. As capacitações deram origem a um grupo de multiplicadores que, em 2021, contribuíram para a instituição da Comissão Desenvolve Cubatão por intermédio da Lei 4.135. O grupo é responsável por elaborar estratégias, acompanhar indicadores, monitorar ações e promover iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento sustentável no município. As reuniões são mensais e a composição é renovada a cada dois anos.
O que é a Agenda 2030 – A Agenda 2030 é um comprometimento internacional firmado por 193 países, incluindo o Brasil, que estabelece 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As metas abrangem regiões como educação, meio ambiente, saúde, redução das desigualdades, crescimento econômico e inovação. O foco é orientar políticas públicas e ações coletivas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
A Prefeitura Municipal de Cubatão fica alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Uma iniciativa dessas integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Conheça os ODS propostos em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.
Por: Secom Cubatão/IS
Imagem: Freepik
Com informações da Prefeitura de Cubatão
