A Secretaria Municipal de Habitação, em colaboração com o Senac de Santos, vai abrir novas inscrições para os cursos profissionalizantes para famílias beneficiadas por projetos habitacionais da cidade. O convênio é voltado a moradores da Vila Esperança, Mantiqueira, Vila Noel e Pilões e pretende promover a capacitação e a geração de renda, possibilitando novas oportunidades de trabalho.
Os cadastramentos precisam ser realizadas a contar desta quinta-feira, 22 de janeiro, até 27 de fevereiro, através do formulário eletrônico https://bit.ly/cursosfase2. Para se cadastrar, é preciso informar os dados da placa adesiva colada na casa em que mora, conforme cadastro feito através da Sehab. Cada interessado conseguirá escolher até dois cursos de sua preferência. Para quem recebe auxílio-moradia, apenas informe que recebe o benefício. Além de estar cadastrado no programa habitacional, o candidato deve ter através do menos 16 anos e ensino fundamental completo. Para menores de idade, o responsável também precisa preencher seus dados no formulário.
Como funciona – Depois de o cadastro, a Sehab realizará análise e conferência das informações informados. Em seguida, o Senac entrará em contato com os candidatos aptos para começo dos cursos. Os alunos que concluírem a carga horária completa do curso com aproveitamento satisfatório, de mínimo de 75% de presença, serão certificados através do Senac. A previsão é de que os cursos iniciem no mês de março.
Quem tiver dificuldade de acesso ou questionamentos durante o cadastro, pode entrar em contato com a Sehab, com o telefone 3362-4294 ou através do WhasApp (13) 3362-4291, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Atualmente, as vagas disponíveis são para 9 cursos, em 4 locais diferentes.
Dê uma olhada abaixo quais são os cursos e os respectivos endereços:
Local: Cemead – Rua Dr. Fernando Costa, nº 1096, Vila Couto (dentro do PAT)
Técnicas Básicas de Maquiagem – 80 horas
começo em 16/3, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
Introdução à Animação Digital – 120 horas
começo em 16/3, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira
Produção de Vídeos para Mídias Sociais – 36 horas
começo em 16/3, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
Marketing Digital em Redes Sociais e E-Commerce – 30 horas
começo em 17/3, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Produção de artesanato – 24 horas
começo em 17/3, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira
Local: UME Padre José de Anchieta – Rua Salgado Filho, nº 130 – Parque Fernando Jorge
Oficina de Fotografia Mobile – 30 horas
começo em 16/3, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Local: UME Prof. Dr. Luiz Pieruzzi Neto – Av. Martins Fontes, nº 1241 – Vila Nova
Formação de garçom – 60 horas
começo em 16/3, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Docinhos para festa – doces em massa e cristalizados – 50 horas
começo em 16/3, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira
Local: UME Dom Pedro I – Rua São Francisco de Assis, s/nº – Vila Natal
Fotografia para Redes Sociais – 15 horas
começo em 30/3, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira.
Sobre o projeto – O objetivo principal é fomentar a inclusão produtiva e solidificar a autonomia financeira dos que participam, permitindo que ingressem de forma mais competitiva no mercado de trabalho. Para a Prefeitura, a iniciativa reforça a necessidade de unir políticas habitacionais a estratégias de capacitação e geração de renda, produzindo um ciclo de desenvolvimento para os cidadãos.
O Senac é o responsável através da ministração dos cursos, em diferentes regiões de atuação – gastronomia e eventos, beleza e estética, tecnologia e informática, marketing e mídias digitais, administrativo e logística, artesanato e economia criativa. Vale frisar que as formações foram escolhidas baseado em diagnóstico feito através da Sehab e avaliando o potencial do mercado de trabalho. Além do aprendizado técnico, os alunos poderão acessar a conteúdos voltados a empreendedorismo, direção de carreira e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Fase do Projeto e quantidade de cursos – A oferta de cursos fica dividida em quatro fases. Na primeira fase, no final de 2025, foram oferecidos cursos nas regiões de informática, gestão, marketing digital e mídias sociais. A ideia de dividir em fases, explica a Sehab, é para que os alunos possam fazer mais de um curso, particularmente os que se complementam, como fotografia mobile, fotografia para redes sociais, vídeos para mídias sociais, por exemplo, que formam uma trilha de conhecimento.
Ao todo são 21 cursos, com mais de 1.800 horas de atividades, entre prática e teórica. Ainda serão ofertadas, nas fases que se seguem, os seguintes cursos: Confecção de Bijuterias; Jogos Digitais; Montagem e Manutenção de Computadores; Salgadinhos para Festa; Técnicas Básicas em Cozinha; Técnicas Básicas de Cortes de Cabelo Feminino; Técnicas Básicas de Cortes de Cabelo Masculino; Unhas Artísticas.
A Prefeitura Municipal de Cubatão fica alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Uma iniciativa dessas integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 1 – erradicação da pobreza; ODS 2 – fome zero e agricultura sustentável
ODS 3 – saúde e bem-estar; ODS 4 – educação de qualidade; ODS 5 – igualdade de gênero; ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico; ODS 10 – redução das desigualdades; ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis; ODS 16 – paz, justiça e instituições eficazes; ODS 17 – parcerias e meios de implementação.
Por: Secom Cubatão/MA
Foto: Freepik
Com informações da Prefeitura de Cubatão

