O prefeito de Cubatão, César Nascimento, participou na tarde desta quinta-feira (29) de reunião com Rafael Benini, Secretário de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo, especificamente para tratar de projetos estratégicos voltados à mobilidade urbana, logística e desenvolvimento regional. O encontro ocorreu na Capital. Na ocasião, foi destacada a proposta do Governo Municipal que versa sobre o Corredor Porto-Indústria (COPI), uma via expressa com aproximadamente 13,5 quilômetros de extensão, que necessitará ligar diretamente a terceira pista da Pista dos Imigrantes ao Porto de Santos, sem a necessidade de passagem pelas pistas Anchieta e Cônego Domenico Rangoni.
“A Administração Municipal defende o Corredor Porto-Indústria como uma solução estrutural para evitar o agravamento dos gargalos logísticos diante da implantação da terceira pista da Imigrantes e da ampliação das operações do Porto de Santos”, falou o prefeito César ao secretário, ao enfatizar que o objetivo do projeto é diminuir os congestionamentos no Sistema Anchieta-Imigrantes, melhorar o fluxo de caminhões que vão para ao porto e minimizar os impactos do tráfego pesado no trânsito urbano de Cubatão, particularmente nos bairros mais afetados pelos frequentes congestionamentos.
Foi transmitido ao representante do Governo Estadual que o COPI estima duas faixas de rolamento, acostamento, tempo médio de percurso de por volta de 10 minutos e capacidade para até 20 mil veículos diariamente. A proposta já foi apresentada em audiência pública promovida através do Consema e necessitará ser levada à análise do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). “A viabilização de novas áreas e rotas estruturadas permitirá o desenvolvimento de atividades econômicas e a retirada de um volume significativo de caminhões da Rodovia Anchieta. São soluções estratégicas que ajudam a aliviar gargalos logísticos, melhorar a mobilidade e preparar Cubatão para o crescimento das operações portuárias”, reforçou o prefeito cubatense.
O secretário estadual Rafael Benini avaliou de forma positiva a reunião e ressaltou a relevância das demandas apresentadas através da Prefeitura. Conforme ele, o Governo do Estado irá trabalhar em conjunto com o Município e com o ARTESP na análise e no desenvolvimento dos projetos, buscando soluções viáveis e alinhadas ao desenvolvimento econômico regional. Benini ainda elogiou a condução do prefeito César durante o encontro e afirmou que, de fato, existe uma expectativa de avanço na maior parte das propostas apresentadas, fortificando a parceria entre o Estado e a o município de Cubatão, cujo intento principal é o de contribuir para o desenvolvimento sustentável da área.
Fizeram parte da comitiva do prefeito na Capital paulista o secretário municipal de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo, Fabrício Lopes, o secretário-adjunto de Obras e Desenvolvimento Urbano, Lindomar Nascimento, e Diretor de Assuntos Portuários, Pedro de Sá, e Raphael Pedron, Chefe da Divisão de Assuntos Portuários.
A Prefeitura Municipal de Cubatão fica alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Planejamento das Nações Unidas (ONU). Uma iniciativa dessas integra o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030, com destaque para o ODS 9 – Industria, Inovação e Infraestrutura e ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Por: Secom Cubatão/JMA
Fotos: Secom Cubatão/Maiko Santana
Com informações da Prefeitura de Cubatão

