Ocorre nesta segunda (24) em Cubatão, a primeira edição do Fórum Cubatão + Sustentável, feito através do Grupo Tribuna em colaboração com a Prefeitura de Cubatão e empresas do polo industrial por intermédio do CIDE -Polo Cubatão. As discussões ocorrem no Auditório do Senai (Praça da Bíblia, nº1). Para fazer parte, os interessados precisam se cadastrar AQUI ou copiar e colar no navegador: https://grupo-tribuna.evolurp.app/pages/evento?id=25 .
Cubatão traz, sobretudo, sua expertise no enfrentamento à poluição e controle ambienta. Depois de ter sofrido com graves problemas ambientais, particularmente nos anos 70 e 80, a Cidade festeja a resiliência e a transformação, existe mais de 30 anos, em um dos principais exemplos de recuperação ambiental do Brasil. A modernização dos processos industriais, a adoção de sistemas rigorosos de controle e atuação conjunta entre poder público, empresas, comunidade e entidades ambientais permitiram a melhoria da qualidade do ar, redução de emissões atmosféricas e a regeneração da Serra do Mar.
Todo esse processo consolidou o Cubatão como laboratório de prática sustentáveis em seu parque industrial, que continua avançando com novas tecnologias e modelos de gestão ambiental. Atualmente o foco fica na busca por soluções em energia, logística e competitividade que reforcem o desenvolvimento econômico apoiador a responsabilidade ambiental.
Programação
Sustentabilidade que transforma – participam a vice-prefeita Andrea Castro; engenheiro agrônomo e ex-gerente regional da Cetesb, Sérgio Luiz Pompéia; Damián Greco, diretor da Unipar Cubatão; e Cleiton Jordão Santos, secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal.
No segundo painel, Gás natural, energia competitiva para o futuro – presidente do CIDE Cubatão, Ricardo Salgado; docente Taluia Croso, do Instituto de Energia e Ambiente da USP; Sabrina Martins dos Santos, docente do Senai Santos; gerente geral das unidades da Yara em Cubatão, Cláudio Santos.
Cenários e perspectivas para o desenvolvimento econômico de Cubatão e área – Júlia da Mota, subsecretaria de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; Américo Ferreira Neto, Presidente do Ciesp e vice-presidente Industrial da Usiminas; e Fabrício Lopes, secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo de Cubatão.
Por: Secom Cubatão com informações de Grupo Tribuna
Com informações da Prefeitura de Cubatão
